‘Maior efetivo diminuiria crimes no Vale do Jamari’ diz delegado de RO

Municípios da região apresentam dados de mortes comparados a guerra.
Com 79 mortes a cada 100 habitantes, Buritis é o mais violento do estado.

Is0Lg74

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma pesquisa revelando que a região do Vale do Jamari apresenta o maior índice de criminalidade do estado. Entre os municípios mais violentos estão Ariquemes (RO) e Buritis (RO). Conforme o delegado Ricardo Rodrigues, o que ajudaria de forma imediata em conter os altos índices de violência é o aumento do efetivo policial nas ruas.

De acordo com o Núcleo de Estatística da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em Ariquemes se tem registrado de janeiro a outubro um total de 58 assassinatos, quase seis homicídios por mês ou mais de uma pessoa por semana. Em Buritis, a situação é ainda mais crítica: o número de mortes nos primeiros 10 meses do ano aumentou 56% em relação ao ano anterior, quando passou de 23 para 36 mortes.

Segundo o Mapa da Violência 2015, Buritis é a cidade mais violenta do estado e a 15ª de todo o país. O índice de criminalidade no local é de 79 assassinatos para a cada 100 mil habitantes. Já Ariquemes ocupa a 92ª posição, com uma taxa de 45 mortes a cada 100 mil habitantes, números bem superiores ao da capital Porto Velho, que ocupa a posição 259ª, com uma taxa de 29 mortes para o mesmo número de habitantes.

Um dos fatores que possam explicar o porquê a existência de alto número de violência é o acerto de contas entre as quadrilhas criminosas. “Além dos acertos entre as organizações criminosas, outros fatores que esclarecem os números são os crimes envolvendo tráfico de entorpecentes e crimes passionais”, explica o delegado Vinicius Lucena.

Para o delegado Ricardo Rodrigues, o que seria necessário para evitar que novas execuções aconteçam se baseia na aplicação de investimento. “Os fatores culturais e sociais são meios de médio e longo prazo que necessitam de investimento na educação. Já os que geram um impacto imediato para diminuir os índices de crimes é o aumento do efetivo policial”, conclui.

 

 

Fonte: G1

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here