Estudo mostra que gatos identificam emoções dos donos

2015-10-16Para quem acredita que gatos são indiferentes aos sentimentos humanos, um estudo realizado na Universidade Oakland vai surpreender. Segundo a pesquisa, que foi publicada na revista Animal Cognition, gatos estão diretamente ligados às emoções das pessoas e conseguem reconhecer a felicidade do dono identificando gestos faciais e corporais. Foi detectada também uma diferença de atitudes quando o animal está com o dono ou com um completo desconhecido.

O estudo, que foi realizado pelas psicólogas Moriah Galvan e Jennifer Vonk, analisou o comportamento de 12 gatos. Nos testes, as psicólogas descobriram que os animais tinham diferentes reações quando o dono sorria e quando estava com o rosto triste.

Quando o dono parecia alegre, a probabilidade de o gato fazer coisas positivas como ronronar ou se aninhar no colo aumentava bastante. Além disso, os animais mostravam mais vontade de ficar por perto quando o dono se mostrava feliz.

Já nos testes que avaliaram os mesmos gatos encarando pessoas estranhas, o resultado foi totalmente diferente. Durante os encontros, os gatos tinham os mesmos comportamentos positivos independente do que o humano aparentava sentir.2015-10-16-1

Essas atitudes sugerem que, além de os gatos terem a capacidade de interpretar expressões e gestos, eles desenvolvem essa habilidade com o tempo.

Segundo as pesquisadoras, o resultado demorou a aparecer porque as atitudes dos gatos são bem sutis. “As pessoas se perguntam se os felinos realmente entendem seus donos e prestam atenção a eles. E nosso trabalho mostra que eles não são tão indiferentes quanto algumas pessoas os acusam de ser”, explicou Jennifer.

Fonte: Pop

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here