Vulcão Etna tem a erupção mais violenta dos últimos 20 anos

O vulcão Etna entrou em erupção na noite de quinta-feira e provocou diversos problemas para os moradores de Messina e Reggio Calábria. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o «evento está entre os mais violentos do Etna nos últimos 20 anos».

etna041215De acordo com o relatório emitido pela unidade de Catânia do INGV, o ápice do evento ocorreu entre as 01:20 e as 02:10 (hora local) da madrugada desta sexta-feira (dia 4), horas após o início da erupção, quando se formou um rio de lava de mais de um quilómetro e a nuvem de material incandescente chegou a três quilómetros de altura acima do vulcão.  

Após as imagens espectaculares, um gigantesca nuvem escura cobriu todos os territórios da região e os moradores temem uma chuva de areia vulcânica. As autoridades emitiram alertas para os condutores, especialmente os motociclistas, redobrarem a atenção nas estradas por estas estarem muito escorregadias por causa da areia preta.  

Os aeroportos de Catânia (Fontanarossa) e Reggio Calábria (Dello Stretto) chegaram a ficar fechados por algumas horas por causa da nuvem expelida pela montanha. Porém, as actividades já foram retomadas em ambos os locais.

 

Fonte: diariodigital

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here