Pernil suíno com molho de vinho tinto chamou atenção do público.
Receitas são 40% menos calóricas que as tradicionais, diz nutricionista.
Com a proposta de apresentar receitas mais saudáveis para a ceia de Natal, uma loja de produtos naturais de Vilhena (RO) chamou a atenção do público fitness na noite de quarta-feira (9). Dentre os pratos servidos no encontro estavam o pernil suíno com molho de vinho tinto, a salada de quinoa e o risoto de arroz integral com castanhas e frutas secas. De acordo com a organização, a Ceia Saudável tem por objetivo mostrar que é possível fazer pratos diferentes gastando pouco.
Durante o evento foram apresentadas as sobremesas para o período natalino, como a tradicional rabanada light com recheio de morango e chocolate. Mousse de limão com cookies de castanha e mini-panettones sem glúten também despertaram curiosidade entre os convidados. Um ponche de frutas com energético à base de chá mate acompanhou a degustação.
Segundo a organizadora da ceia, a nutricionista Daiana Bagattoli, as receitas apresentadas tem uma redução calórica de 40% das tradicionais. “No mousse retiramos todo o açúcar e a rabanada não é frita. O pernil suíno é assado e sem gordura, com molho mais saudável”, explica.
A ceia saudável também tem a mesma média de preço que a ceia convencional, cerca de R$150,00. “Ao mesmo tempo que você gasta com um outro ingrediente que talvez seja mais caro, você economiza em uma série de ingredientes que pesam no orçamento, como creme de leite e leite condensado. Pensamos que não, mas esses ingredientes pesam no orçamento”, esclarece Daiana.
Opinião profissional
Para o chefe de cozinha Pedro Herique Bagattoli, um dos que assinou o cardápio apresentado na ceia, a retirada da gordura no preparo dos alimentos é um dos referenciais que segue quando está na cozinha. “Não vejo que a gordura seja sabor. Podemos buscar sabores em vários outros ingredientes, temperos como cheiro verde, alho. Nesta ceia utilizamos ingredientes integrais, naturais e zero açúcar, o que faz com que o produto seja zero de colesterol”, descreve.
Avaliação
O pernil suíno foi um dos pratos que mais aguçou o paladar da funcionária pública Ana Paula Maciel, que há um ano adotou a reeducação alimentar. “O pernil com molho foi uma combinação perfeita. Deu todo o tom, não fez diferença nenhuma entre a comida mais calórica para essa que é substituída por alimentos naturais e mais saudáveis. Não perdeu em nada para o pernil preparado da forma tradicional”, conta.
Já a professora de dança Paula Martins surpreendeu-se com o risoto de castanhas. “Sou bem enjoada em questão de comida. Para mim doce não combina com salgado, mas aqui na ceia teve uma combinação legal. Misturaram arroz com castanha e ficou gostoso”, comenta.