Programa de saúde melhora índice de saúde infantil em distritos de RO

Em quatro anos, programa assistiu crianças dos distritos de Porto Velho.
Quase 10 mil crianças já foram beneficiadas com o programa.

csfs-porto_velho_ro_10

Quase 10 mil crianças da rede pública de ensino de Porto Velho são acompanhadas pelo programa de saúde “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” em quatro anos. Além da capital, crianças dos distritos de Jacy-Paraná, Nova Mutum Paraná, Mutum Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã também recebem o projeto.

Um dos objetivos principais é melhorar os índices de saúde das crianças da região. Foram avaliados índices corporais das crianças, como estágios nutricionais e de anemia, além de proporcionar tratamentos contra a anemia e parasitoses, com doses de medicamentos. Com a ação, houva redução de 85% de casos de parasitose e 65% de anemia, e 100% das crianças possuem índice corporal satisfatório, com melhora de 57% nos índices de sobrepeso e baixo peso.

Profissionais das escolas e pais foram orientados sobre questões na área da saúde, nutrição, higiene e meio ambiente. Com incentivo dos profissionais participantes do projeto, hortas escolares e comunitárias foram construídas nos distritos.

Na Escola Municipal Cora Coralina, em Jacy-Paraná, localidade distante de Porto Velho cerca de 88 quilômetros, a horta está em fase de implementação, mas o programa atua há mais de três anos. De acordo com o vice-diretor, Jailson Legal Lopes, as crianças estão sendo acompanhadas e beneficiadas.

“A comunidade foi muito beneficiada, e nossas crianças principalmente. Eles trabalham cada mês com um tema diferente, alertando sobre várias coisas, principalmente na conscientização de hábitos e higiene, e isso refletiu muito no rendimento dos alunos”, explicou.

Além dos trabalhos de palestras, oficinas e inserção de verduras e legumes nas refeições dos alunos, 200 filtros de barro foram doados para famílias envolvidas em ações e para escolas que não tinham água filtrada.

 

Fonte: G1

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here