Produção de Camarão no estado de Rondônia no rumo certo

Espécie camarão do Pacífico (Litopenaeus vannamei)
Espécie camarão do Pacífico (Litopenaeus vannamei)

Com curso ministrado em Porto Velho durante uma semana pelo entusiasta Antonio de Almeida Sobrinho (PACAAS Engenharia) que ministrou o curso de incentivo da produção de camarão no estado de Rondônia em 24/08/2015.

Cacaulândia/RO houve interesse pelo cultivo do camarão, onde se organizou uma palestra com vários produtores na área da piscicultura interessados no cultivo do camarão.

Tendo como palestrante YURI VINICIOS DE ANDRADE LOPES: Graduado em Engenheiro de Pesca, com Mestrado em Carcinicultura e Doutorado em Ciências Ambientais, através da UFERSA; O Prof. Yuri Vinícius é proveniente do estado de Pernambuco e já se tornou veterano e obstinado defensor e estudioso da espécie camarão do Pacífico (Litopenaeus vannamei) na região.

Segundo as informações dos produtores Cloves Argolo e Israel Baborsa, estudos que vem sendo realizados no Brasil sinalizam com esperança de triplicar esta produtividade em médio prazo com incremento know-how tecnológico, com melhoria no manejo, utilização de probiótico, melhoria na formula de ração e aperfeiçoamento no sistema de aeração e de reuso da água.

Uma pesquisa realizada no continente asiático a maioria dos países que estão cultivando o camarão do pacifico (Litopenaeus vannamei) estão atingindo uma produtividade em até 20 ton/camarão, a cada 95 dias de cultivos, com a utilização de tecnologia moderna, com o emprego dos probióticos, aeradores de ultima geração e alimentação adequada para esta cultura, enquanto no Brasil esta produtividade está girando em torno de 12 ton/em três safras no ano.

Nesse sentido um grupo de empresários que estão interessados a dar os primeiros passos no cultivo no estado de Rondônia, a exemplos dos piscicultores do município de Cacaulândia; Cloves Argolo vem enviando todos os esforços possíveis e impossíveis e se munindo de tecnologia para que no futuro bem próximo todos os atuais interessados no cultivo do camarão no estado de Rondônia sejam abastecidos com pos-larvas do camarão do pacifico (Litopenaeus vannamei) produzido no mencionado laboratório larvicultura no município de Cacaulândia.

Com este trabalho, pretende-se iniciar um novo ciclo: investir no cultivo de camarão do pacífico (Litopenaeus vannamei), com excelentes perspectivas para aproveitar racionalmente o potencial aquícola regional, oferecendo mais uma alternativa socioeconômica ao produtor rural e ao atual piscicultor  que se ressentem da deficiência de estrutura da cadeia produtiva de pescado no estado de Rondônia.

Neste sentido o produtor Cloves Argolo junto com os produtores de Cacaulândia pedem as autoridades competentes do estado de Rondônia que elabore uma lei para inclusão da carcinicultura no projeto aquícola do estado de Rondônia para que logo em breve o produtor possa tirar sua Nota Fiscal e GTA para transporte do produto em outros estados do Brasil.

Maiores informações:

Cloves Argolo. Fone: (69)81111978

Israel Barbosa. Fone: (69)81035140

IMG_9031
Palestra do cultivo do Camarão em Cacaulândia-RO

 

Texto: Israel Barbosa/Cloves Argolo

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here