Peritos criminais de Rondônia comemoram autonomia com sanção da lei pelo governador

peritos-criminais-de-rondonia-comemoram-autonomia-com-sancao-da-lei-pelo-governador540x304_68782aicitono_19u535edcbm41kv41dq2iolcrha

Peritos criminais de Rondônia comemoraram nesta terça-feira (1) a sanção da lei estadual que estabelece a autonomia orçamentária, administrativa e financeira da categoria. Os profissionais recepcionaram o governador Confúcio Moura na sede da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Funatec), em Porto Velho, com um café da manhã de agradecimento pelo apoio.

A autonomia dos peritos tornou-se possível com a criação da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec). Até agora, os profissionais eram subordinados à Polícia Civil.

O projeto que cria a Politec foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador. O deputado estadual Léo Moraes foi o articulador da tramitação entre os parlamentares e também foi homenageado pelos peritos.

Confúcio Moura atribuiu os créditos da vitória dos peritos criminais aos próprios profissionais. “Vocês trabalharam muito bem. São merecedores desta vitória. O que fiz foi consolidar as conquistas com a parte que me compete”, disse.

O governador acrescentou que a independência da Polícia Científica vai proporcionar avanços que resultarão na produção de provas que facilitarão a aplicação da justiça.

Para o secretário da Segurança, Defesa e Cidadania Antônio Carlos dos Reis, os avanços proporcionados pelo governo estadual são claros e as perspectivas são maiores ainda. “Virão mais equipamentos e estruturas melhores para tornar a segurança pública ainda mais eficaz”, anunciou.

O deputado Léo Moraes, convidado para o evento, disse que o empenho do governador em tornar a Polícia Técnica ainda mais qualificada é merecedora de elogios. “Confúcio Moura prometeu e honrou o compromisso da independência da perícia criminal”, destacou.

Rondônia é o 20º estado a promover a desvinculação da perícia crimina, segundo presidente do Sinpec, Edilson Almeida Souza. “É um sonho que se realiza. É, também, um desafio que se abre à nossa frente e que teremos que encarar”, afirmou, referindo-se ao trabalho que passa a ser desenvolvido a partir da independência obtida.

Fonte:DECOM

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here