Rondônia teve uma queda de 5,3% no número de assassinatos nos dois primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Os dados do Monitor da Violência apontam que:

  • Rondônia teve 71 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) nos primeiros dois meses de 2020. No mesmo período do ano passado foram 75
  • No mesmo período, o número de latrocínios também caiu: de 3 em 2019 para 1 nos primeiros dois meses deste ano, conforme informações repassadas pela Sesdec

Por outro lado, quando analisados os dados de todo o país, o número de assassinatos subiu para 8% nos dois primeiros meses de 2020. Alta foi causada principalmente pelos estados da região Nordeste, o Ceará, por exemplo, dobrou o número de vítimas.

Essa é a primeira parcial divulgada no ano. Em razão da pandemia do novo coronavírus, houve atraso na entrega dos dados e dificuldade para obter os números de todos os estados.

De acordo com a ferramenta, houve 7.743 mortes violentas no primeiro bimestre de 2020. No mesmo período do ano passado, foram 7.195.

Brasil teve alta no número de mortes violentas nos primeiros dois meses do ano — Foto: Fernana Garrafiel/G1
Brasil teve alta no número de mortes violentas nos primeiros dois meses do ano — Foto: Fernana Garrafiel/G1

Como o levantamento é feito

A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.



Fonte: G1

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here