A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) está convocando voluntários para doação de sangue. O anúncio foi divulgado pelo Governo no último final de semana. O objetivo é elevar o estoque de sangue tendo em vista a aproximação do período do carnaval.

Durante os dias de festas, o consumo de sangue aumenta nas unidades de urgência e emergência médicas por causa da maior incidência de acidentes de trânsito e outras fatalidades, segundo o Estado.

Em nota, o Governo afirma que o estoque da Fhemeron está baixo e para evitar a falta de sangue, doadores antigos e novos estão sendo convocados. O órgão tem cerca de 70 mil doadores de sangue cadastrados, mas menos de 10% desse total retorna para doar. Há também pessoas que doam pela primeira vez, porque são movidas por uma causa e não retornam mais.

Quem pode doar
Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora de sangue. Os jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. Para doar até os 69 anos, a pessoa precisa começar a doar antes dos 60 anos.

O doador deve estar em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalos de 60 dias. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.

A Fhemeron de Porto Velho fica localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3766, Setor Industrial. O horário de funcionando é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados até as 12h.


Fonte: G1

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here