Foi adiada a chegada da Força Nacional para ajudar a polícia de Rondônia nas regiões de conflitos agrários. A informação foi confirmada nesta terça-feira (1) pelo secretário de estado da segurança, defesa e cidadania (Sesdec), José Hélio Pachá.

A equipe deveria chegar em Rondônia até o fim de maio, mas por causa dos conflitos na Terra Indígena Yanomami em Roraima, o efetivo policial foi enviado para auxiliar o estado vizinho.

“Nós tínhamos uma tratativa com o Governo Federal através do Ministério da Justiça, de receber esses policiais até o final desse mês [maio]. Ocorre que durante a semana passada houve um episódio envolvendo indígenas e garimpeiros que chamou a atenção de toda cúpula do Ministério da Justiça para resolver o problema lá”.

“Então acabou que o ministro ainda não assinou a ordem para atuação da Força Nacional em nosso estado. Logo que ele assine vamos poder reagendar”, disse o secretário.

De acordo com a secretaria de segurança, mesmo com o adiamento, as fiscalizações e combate às invasões vão continuar. Nos últimos meses pelo menos 100 propriedades foram invadidas no estado.



Fonte: G1

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here