Deputados e secretária de Educação discutem melhorias para escola de Rio Pardo

image (1)(24)A melhoria na Escola Estadual Maria de Abreu Bianco, no distrito de Rio Pardo, em Porto Velho, para garantir que os alunos possam iniciar o ano letivo, foi o tema central de um encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) e o deputado Adelino Follador (DEM), com a secretária estadual de Educação (Seduc), Fátima Gaviolli.

“Os estudantes são prejudicados com a falta de professores, com uma estrutura inadequada da escola e a Seduc tem trabalhado para tentar minimizar, ou resolver o impasse. E a Assembleia está apoiando e estamos à disposição para contribuir, no que for possível”, disse Maurão.

Fátima informou que a Seduc tentou, através do Pidise (Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), assegurar recursos para a construção de uma escola em Rio Pardo, orçada em R$ 3,3 milhões.

“Mas, por estar numa região localizada numa área de preservação ambiental, o Bndes se recusou a conceder o recurso. Essa situação tem impedido a Seduc de destinar orçamento e estamos trabalhando para solucionar esse impasse”, disse Gaviolli.

Maurão sugeriu que seja feita uma reunião com representantes do Ministério Público Federal (MPF), mostrando a necessidade de uma autorização para a construção da escola. “São quase 500 alunos que precisam estudar e não podem ser penalizados. Sugiro uma aproximação com o MPF, para apresentar essa demanda e buscar uma negociação”, completou.

A reunião, que ocorreu em Ariquemes, nesta semana, contou com as presenças de Sebastião Alves dos Santos e Emerson Luiz, que são pais de alunos da escola Maria de Abreu Bianco. Eles relataram as dificuldades que enfrentam como a falta de professores e a necessidade de uma nova estrutura para a escola, que foi construída em mutirão pela comunidade.

“Minha filha vai estudar o 2º ano do ensino médio, mas estamos apreensivos. Não temos como custear para ela estudar fora e queremos uma escola em boas condições”, disse Emerson.

Reunião

Após o encontro, os deputados acompanharam a secretária numa reunião com diretores de escolas estaduais da região do Vale do Jamari, para discutir os desafios e o plano de trabalho para 2016.

 

 

Fonte(s): ALE/RO – DECOM – [Eranildo Costa Luna]

Foto: Marisvaldo José

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here