Dia 13 de fevereiro de 1992, esse foi o dia de registro oficial do município de Cacaulândia, são 26 anos de emancipação política-administrativa.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cacaulândia, pela Lei Estadual n.º 374, de 208, de 13-02-1992, desmembrado do município de Ariquemes.

Bandeira de Cacaulândia

Originou-se de um projeto criado pelo Polonoroeste para dar apoio aos agricultores da região, denominado de Núcleo Urbano de Apoio Rural, NUAR, recebendo o nome de Cacaulândia, devido ser uma grande produtora de cacau.

Para a formação deste NUAR, foram doadas 40 ha dos lotes vizinhos situados no cruzamento do travessão TB-65 com a Linha C-15, de Propriedade de João Virgilino da Silva, Luiz Urano e Antônio Ferreira da Silva.

Localização

Cacaulândia é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 10º20’21” sul e a uma longitude 62º53’43” oeste, estando a uma altitude de 205 metros. Sua população estimada em 2015 era de 6 367 habitantes.
Possui uma área de 1.962 km².

Gentílico: cacaulandense

Terminal Rodoviário de Cacaulândia ( Foto Divulgação )

Muitas histórias podem ser contadas, porque muitas pessoas vivenciaram e contribuíram para o desenvolvimento deste município, muitos momentos bons, difíceis e muita luta, que conte os pioneiros que iniciaram a história de Cacaulândia, esses sim tem o que contar, são 26 anos de emancipação política, mais, Cacaulândia tem mais história que isso!

A população do nosso município ultrapassa aos 6 mil habitantes, com pessoas vindas de varias partes do Brasil, torna- se um município de maneiras e costumes diversos.

PARABÉNS CACAULÂNDIA


Texto:Evando Silva/ IBGE/ PMC

Comente esta postagem via Facebook
COMPARTILHE

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here