Morreu, aos 94 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush. A notícia da morte do 41º líder norte-americano foi compartilhada pelo filho, o também ex-presidente George W. Bush, em um perfil nas redes sociais no fim da noite desta sexta-feira, horário local dos EUA: “Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu”, diz um trecho do comunicado. As circunstâncias da morte não foram informadas, mas Bush sofria de mal de Parkinson e foi internado, em abril, para tratar de uma infecção que se espalhou pelo sangue.

A morte ocorreu menos de oito meses depois de sua esposa de 73 anos, Barbara Bush, também falecer. O casal havia sido casado por 73 anos. O ex-presidente ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993.

Republicano, Bush se destacou durante seu único mandato por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait. Antes de ocupar a presidência, ele foi vice-presidente durante os oito anos da administração Reagan, diretor da CIA e congressista.

“Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu. George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir. Toda a família Bush é profundamente grata por sua vida e amor, pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo papai, e pelas condolências dos amigos”, diz o texto.

George Herbert Walker Bush nasceu em Milton, Massachusetts, em 12 de junho de 1924. Pouco depois sua família, que era muito rica, se mudou para o subúrbio de Nova York, onde ele foi criado. Bush estudou em escolas privadas, foi líder estudantil e, após se formar no ensino médio, se alistou no exército para servir na II Guerra Mundial.

O ex-presidente George H.W. Bush chega no estádio antes do Super Bowl
O ex-presidente George H.W. Bush chega no estádio antes do Super Bowl Foto: Eric Gay / AP

Aos 18 anos, tornou-se um dos mais jovens pilotos da história do país e serviu em 58 missões. Em uma delas, foi abatido foi abatido por japoneses e teve que ser resgatado das águas do Pacífico por um submarino dos EUA. Bush chegou ao cargo de tenente antes de ser liberado com o fim da guerra. Ele era o mais velho ex-presidente vivo dos Estados Unidos. Seu filho, George W. Bush, também seguiu carreira política e foi eleito presidente dos EUA entre os anos de 2001 e 2009.

Também nas redes sociais, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, homenageou Bush ao destacar a carreira do republicano: “Melania e eu nos unimos à nação para chorar a perda do ex-presidente. Com sua essencial autenticidade, o presidente Bush inspirou gerações de compatriotas americanos”, postou Trump em seu perfil no Twitter.

 

Fonte: Extra

Comente esta postagem via Facebook
COMPARTILHE

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here