Sicoob gif

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) registrou 49 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV, durante o ano de 2017, em Ji-Paraná (RO), Região Central do estado. Os dados foram divulgados pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) nesta sexta-feira (1º), quando é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

De acordo com a Semusa, 47 dos novos casos de HIV foram registrados em adultos. Os outros dois são uma criança e uma gestante. Todos os pacientes estão recebendo tratamento pela rede de saúde.

Segundo a direção do SAE, o número de pessoas soropositivas vem crescendo entre os jovens da cidade. A maioria dos pacientes atendidos tem entre 18 e 35 anos e estes informaram que não costumavam usar preservativo durante a relação sexual.

Atualmente a Semusa presta atendimento a cerca de 1 mil pessoas com o vírus HIV. Os pacientes são de Ji-Paraná e de outros 16 municípios da Região Central do estado.

“Apesar do paciente soropositivo que faz o tratamento, conseguir conviver bem com a doença, a qualidade de vida dele é afetada. Por é importante o uso do preservativo”, destacou Renato Fuverki, secretário da Semusa.

Dia Contra a Aids

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado na década de 1980 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar a população e reforçar o combate ao vírus HIV.


Fonte: G1

Comente esta postagem via Facebook
COMPARTILHE

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here