“Um beijo muda tudo”. Essa é a descrição da marca de creme dental Close Up no Instagram – e um beijo em especial tem mudado como os consumidores enxergam a empresa, tanto positiva quanto negativamente. A conta na rede social é usada exclusivamente para postar imagens de pessoas se beijando. Quando uma foto de dois rapazes foi incluída, a repercussão foi imediata. Infelizmente, os primeiros comentários rejeitavam a publicação:
Na sequência, outra polêmica se instalou: a empresa teria apagado a fotografia após as primeiras reações e só depois a teriam repostado. A Close Up, no entanto, emitiu uma nota oficial desmentindo os boatos e explicando que a confusão aconteceu simplesmente por uma questão operacional da rede social. “Closeup esclarece que a foto em que aparecem dois homens se beijando foi inicialmente publicada como post patrocinado no Instagram e em seguida incluída na timeline do perfil oficial da marca, como inicialmente programado. Esclarecemos que a imagem nunca foi e nem será deletada por Closeup”.
Após tanta discussão, o post foi ganhando fama na internet e o jogo virou. Seria um sinal de que os tempos de homofobia na internet estão acabando? Até as 16 horas desta sexta-feira (18), a foto havia recebido 5.505 curtidas, muito mais do que qualquer outra postagem já feita pelo perfil. O teor dos comentários também se transformou radicalmente. Se antes as críticas eram destaque, as mensagens atuais são unanimemente de apoio. “Arrasou”, “lacrou”, “sucesso” e “parabéns” tem sido as expressões mais usadas pelos internautas.
A marca já tinha publicado outras imagens de casais homoafetivos anteriormente na página. Em junho, uma foto de duas mulheres com a legenda “bem mais que amigas”, recebeu 1.512 likes até agora, se tornando a terceira mais popular da página. A imagem seguinte à dos homens apresentou um beijo triplo, composto somente por moças – 1.790 pessoas curtiram isso:
Imagens: Reprodução
Fonte: Pop