Uma nuvem em forma de funil, que lembra um furacão ou tromba d’água, deixou alguns moradores em pânico nesta terça-feira (12), na Zona Leste de Porto Velho. O fenômeno se formou por volta das 16h, durante uma tempestade de destelhou casas e causou danos em algumas regiões da cidade.

Internautas que registraram o evento meteorológico relataram medo e, devido o formato, associaram a nuvem ao furacão Irma, que atingiu parte da costa Leste dos Estados Unidos.

Segundo o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o fenômeno é uma nuvem funil, um estágio inicial para um tornado, mas ela não encosta no solo. “Foi um pequeno tornado que não representou grande risco porque não tocou o chão”, informou Luis Alves.

 
Fenômeno metereológico assustou moradores em Porto Velho (Foto: Emerson Nogueira/Arquivo pessoal)
Fenômeno metereológico assustou moradores em Porto Velho (Foto: Emerson Nogueira/Arquivo pessoal)

Ainda conforme o profissional, a nuvem funil é formada pela grande instabilidade, pela elevação da temperatura e pela umidade. Pode ser causada também quando várias nuvens de uma tempestade se alinham, como foi o caso registrado na capital.

“Apesar de não ter representado grandes riscos, foram registrados rajadas de vendo de até 70 quilômetros por hora em Porto Velho”, acentua.

Um morador da Zona Leste que preferiu não se identificar disse que ficou assustado com o fenômeno. “Fiquei preocupado, porque associei logo ao furacão que está acontecendo nos Estados Unidos. Sei que ele não vai vir pro Brasil, mas quando se vê tanto desastre natural fiquei apreensivo”, disse.

 
Nuvem funil foi registrada por moradores da Zona Leste da capital (Foto: Emerson Nogueira/Arquivo pessoal)
Nuvem funil foi registrada por moradores da Zona Leste da capital (Foto: Emerson Nogueira/Arquivo pessoal)

A estudante Mariana Souza afirma que ficou curiosa e que tinha certeza de que a nuvem não traria danos. “Fiquei olhando, admirando, sabe? Sabia que não era tornado pq ela não saia do lugar, o vento era forte como um todo, não apenas lá perto da nuvem. Por isso sabia que era apenas uma maravilha da natureza. Os céus de Rondônia sempre nos surpreendendo”, exclama a jovem.

 
Nuvem funil pode ser vista de diversos pontos da cidade  (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Nuvem funil pode ser vista de diversos pontos da cidade (Foto: WhatsApp/Reprodução)

Fonte: G1

Comente esta postagem via Facebook
COMPARTILHE

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here