Após o juramento, Coronel Marcos Rocha (PSL) foi empossado na manhã desta terça-feira (1º) e é, a partir de agora, o novo governador de Rondônia. Os secretários anunciados por ele serão empossados nos cargos no dia 4 de janeiro.

A solenidade acontece no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, e começou por volta das 9h10. Inicialmente, a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) havia previsto que a solenidade começaria por volta das 8h30.

Depois de ser empossado, Coronel Marcos Rocha começou a discursar. Emocionado, o agora governador de Rondônia destacou a ajuda da esposa, Luana Rocha, e ressaltou a participação da população para solucionar os problemas do Estado. Além disso, Marcos Rocha pontou que irá reveter contratos e “enxugar a máquina pública”.

A cerimônia foi iniciada pelo presidente da ALE-RO, Maurão de Carvalho, como chefe do legislativo. A mesa foi composta por ele, pelo desembargador Renato Mimessi, vice presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), pelo comandante da 17ª Brigada da Selva do Exército Brasileiro e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Edilson de Sousa Silva.

Coronel Marcos Rocha é empossado.  — Foto: Pedro Bentes/G1
Coronel Marcos Rocha é empossado. — Foto: Pedro Bentes/G1

Ainda conforme a ALE-RO, mais da metade dos assentos disponíveis foram ocupados. O espaço possui capacidade para pouco mais de mil pessoas.

Antes da cerimônia, o novo secretário de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau), Fernando Rodrigues Máximo, conversou com jornalistas. O médico disse saber dos problemas que a saúde pública em Rondônia enfrenta.

Informou ainda que o principal foco do início da gestão é o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho.

“As dificuldades da saúde são imensas. A gente está chegando com muita vontade de trabalhar, muita fé em Deus, muita honestidade para a gente tentar fazer uma gestão bacana na saúde, para melhorar a vida da população. O Hospital João Paulo II é o foco inicial nosso agora. Será uma gestão voltada para aquela pessoa que está precisando, que está doente”, explicou.

José Hélio Cysneiros Pachá, novo secretário da Sesdec.  — Foto: Pedro Bentes/G1

José Hélio Cysneiros Pachá, novo secretário da Sesdec. — Foto: Pedro Bentes/G1

O novo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, também conversou com a imprensa. Questionado sobre sua gestão, José Hélio informou que vai tentar inibir o mais rápido possível crimes contra roubo e a vida. Disse também que vai trabalhar para coibir a corrupção.

“Nós pretendemos agir com inteligência. A inteligência deve ser reforçada. A Sesdec vai passar por uma reestruturação e, a princípio, ela será bastante enxugada e para que nós possamos ter condições de executar um trabalho tranquilo e com resultados positivos”, completou.

Com a posse, Coronel Marcos Rocha segue na liderança do governo de Rondônia até 2022. Ele terá Zé Jodan (PSL) como vice-governador. No segundo turno das eleições, o coronel recebeu um total de 530.188 votos (66,34%).

Histórico

Coronel Marcos Rocha — Foto: Divulgação
Coronel Marcos Rocha — Foto: Divulgação

Atualmente com 50 anos, Marcos Rocha é natural do Rio de Janeiro (RJ). Ele nasceu em 3 de agosto de 1968 e está casado com Luana Oliveira Santos. Ele tem dois filhos.

O novo governador de Rondônia ingressou na carreira militar em 1989, quando foi aprovado em concurso público da PM do estado. Ele também já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de educação na capital.

Em dezembro de 2014, Coronel Marcos Rocha assumiu o cargo titular na Secretária de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017. Também já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em uma faculdade particular da capital.

Esta foi a primeira vez que ele concorreu a uma vaga no poder executivo. No primeiro turno da eleição, Coronel Marcos Rocha obteve 183.691 votos totalizados (23,99% dos votos válidos). Ele disputou o segundo turno com Expedito Junior (PSDB).


Fonte: G1

Comente esta postagem via Facebook
COMPARTILHE

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here