Um grupo de atores da próxima novela das 21h da Globo, foi procurar a direção da emissora para questionar a representatividade dos profissionais negros. De acordo com a lista divulgada pela própria emissora, em “Segundo Sol”, dos 26 atores apenas 3 são afrodescendentes.

“Foi colocado que, de fato, ainda temos uma representatividade menor do que gostaríamos e vamos trabalhar para evoluir com essa questão”, informou a emissora em nota na qual descreve o encontro, em entrevista ao blog de Maurício Stycer do ‘UOL’.

Ao reconhecer a “representatividade menor do que gostaríamos”, a Globo adota uma posição mais flexível do que a exibida no início desta semana, quando, em resposta a um questionamento meu, afirmou: “A Globo não pauta as escalações de suas obras por cor de pele, mas pela adequação ao perfil do personagem, talento e disponibilidade do elenco”.

Notícias ao Minuto

Contudo, outra nota foi divulgada nesta quinta-feira (3), onde a Globo se posiciona novamente. Confira na íntegra:

(…) Na época da escalação de Segundo Sol discutiram-se nomes como o de Taís Araújo, que não poderia pois está em Mister Brau, e de Camila Pitanga, que não se sente pronta para voltar às novelas, depois do acidente que causou a morte de Domingos Montagner no final de Velho Chico. (…) Um grupo de atores de Segundo Sol procurou a diretora da DAA (Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico), Monica Albuquerque, para conhecer o posicionamento da empresa sobre os comentários críticos à escalação da novela que circularam nas redes sociais no fim de semana. Ouviram da Globo o que ela já havia esclarecido à imprensa. Que uma história como a de Segundo Sol, também pelo fato de se passar na Bahia, nos traz muitas oportunidades e, sem dúvida, reflexões sobre diversidade na sociedade, que serão abordadas ao longo da novela, que está estruturada em duas fases. Que as manifestações críticas que vimos até agora estão baseadas sobretudo na divulgação da primeira fase da novela, que se concentra na trama que vai desencadear as demais. Que estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente. Foi colocado que, de fato, ainda temos uma representatividade menor do que gostaríamos e vamos trabalhar para evoluir com essa questão. É importante esclarecer que conversas como as que aconteceram ontem são comuns e, inclusive, encorajadas numa empresa que preza a transparência e o diálogo com seus colaboradores.”

Em resumo, a Globo admitiu que tem poucos atores negros na novela, mas prometeu que vai mudar esse quadro na segunda fase da trama.

NOVELA

De autoria de João Emanuel Carneiro, “Segundo Sol” tem estreia prevista para 14 de maio. Os protagonistas da trama são vividos pelos atores Emílio Dantas, Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli e Adriana Esteves.

 


Fonte: Notícias ao minuto

Comente esta postagem via Facebook
COMPARTILHE

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here